A Academia Cidadã

Logo_ACADEMIACIDADA2_cor-horizontal-em-branco

Manifesto

A Academia Cidadã tem por objectivo impulsionar a cidadania activa e a construção de raízes de desenvolvimento com princípios de sustentabilidade social, económica e ambiental. A nossa ambição é empoderar pessoas e organizações no exercício do aprofundamento da democracia. Actividades educativas, comunicacionais e artísticas são as nossas formas de intervenção. A educação não-formal e a pesquisa participativa e activa são as nossas metodologias.

O mote da Academia Cidadã foi lançado pelas pessoas que organizaram o Protesto da Geração à Rasca, realizado a 12 de Março de 2011, iniciativa que inaugurou uma nova forma de participação cidadã, ao ser convocado nas redes sociais e sem quaisquer apoios partidários nem sindicais. Nesse dia, centenas de milhares de pessoas saíram à rua, em Portugal e no mundo, de forma pacífica, irreverente e criativa. Inspirou uma série de protestos e de movimentos nacionais e internacionais, que ficaram conhecidos por “Indignados”, como o movimento “15-M” e “Democracia Real Já” ou o movimento “Occupy”.

Depois disto, muitas pessoas têm vindo a juntar-se à Academia Cidadã, partilhando o desejo de ir além do protesto. Cooperando, queremos capacitar e dar ferramentas a muitas mais pessoas, para que estas criem as suas alternativas concretas.

Acreditamos que a política diz respeito a cada pessoa e a todas devem ser dados os meios para nela intervir, individual e colectivamente. Move-nos a convicção de que a democracia e a cidadania não se esgotam no voto. São antes uma construção, com políticas, acordes, gestos, conversas, pinceis, projectos e acções. Todos os dias e em todas as áreas da nossa vida!

A Academia Cidadã promove o aprofundamento da democracia, a dignidade da pessoa humana na sua diversidade, a multiculturalidade, a interculturalidade e a construção de uma sociedade universalmente livre, justa, consciente, crítica, solidária e fraterna.

Princípios

A Academia Cidadã não está, nem estará, ligada a nenhum partido político ou religião nem receberá apoio de indústrias de armamento. Esta é uma das nossas maiores forças mas também implica constrangimentos, nomeadamente financeiros e logísticos, que assumimos como pilares da nossa independência enquanto organização.

A associação, sem fins-lucrativos, foi registada a 15 de Maio de 2012, dispõe de contabilidade organizada e de órgãos sociais. Não obstante, o trabalho dentro da organização é baseado na horizontalidade hierárquica e na partilha de responsabilidades entre participantes.

Pólos

organograma_1-ACADEMIACIDADA

O projecto (clicar aqui para ler documento)

Site: academiacidada.org

Facebook: facebook.com/AcademiaCidada | Twitter: twitter.com/AcademiaCidada

Queres participar na construção da Academia? Mais informações? Clica AQUI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s